Desde o dia 19
de Dezembro o trabalhador pode fazer o pedido do seguro-desemprego 100% online,
o objetivo é garantir mais eficiência na prestação de serviços públicos,
reduzir custos e oferecer mais comodidade. A iniciativa faz parte de uma
parceria do Ministério do Trabalho e da Dataprev e está disponível pelo Portal
Emprega Brasil. A nova funcionalidade foi apresentada no auditório do
Ministério do Trabalho, em Brasília, e contou com a presença do ministro Caio
Vieira de Mello e do presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, entre
outras autoridades.
“Com esta
iniciativa, o Ministério do Trabalho busca trazer maior efetividade, segurança
e facilidade ao trabalhador brasileiro”. Gostaria de estar aqui hoje lançando o
seguro-emprego e não o seguro-desemprego, mas infelizmente vivemos um momento
de alta rotatividade de emprego e instabilidade econômica. O seguro-desemprego
representa uma importante fonte de subsistência para o cidadão no período em
que ele está buscando uma nova colocação no mercado de trabalho. “O
interessante é que esta ferramenta se coloca ao lado da qualificação
profissional, uma luta que sempre tive desde que cheguei ao Ministério”, disse
o ministro.
“Em 2016, o
Ministério do Trabalho solicitou apoio à Dataprev para desenvolver o Portal
Emprega Brasil, com novos serviços e cujo principal objetivo era melhorar o
autoatendimento para o trabalhador. O seguro-desemprego 100% web faz parte do
mesmo projeto. É um novo modelo atendimento, com o uso de inteligência para
evitar riscos e garantir a segurança de todo o processo”, destacou o presidente
da Dataprev, André Leandro Magalhães.
Além de
agilizar o atendimento, o seguro-desemprego 100% web vai permitir que um maior
número de trabalhadores seja atendido por dia. Atualmente, são 600 mil
requerimentos por mês, em média, no total (presenciais ou pela web). Outra
vantagem é que o prazo para receber o benefício, que é de 30 dias, começará a
contar a partir da solicitação feita pela internet.
Desde novembro
de 2017, a solicitação do seguro-desemprego já podia ser feita pela web, mas o
trabalhador ainda era obrigado a ir a um posto de atendimento para fazer a
validação dos dados. Agora, se as informações estiverem corretas e não houver
nenhuma pendência, ele consegue fazer todo o processo de casa, de forma segura
e ágil.
Para fazer a
solicitação pela internet é preciso seguir o passo a passo informado no portal.
Em seguida, o requerimento passa por um processo de análise de riscos, com
mecanismos de inteligência que avaliam se o requerimento pode ser concedido ou
se é preciso ir ao posto para complementar alguma informação. Neste caso, são
utilizadas tecnologias como Machine
Learning e Analytics para
identificar padrões de irregularidade e evitar pagamentos indevidos.
“A partir
dessa implantação, o número de trabalhadores que precisarão ir ao posto deve
diminuir gradualmente na medida em que os dados vão se tornando mais
consistentes e os processos de inteligência se aperfeiçoem automaticamente,
diminuindo os riscos de fraude ou de inconvenientes para os trabalhadores”,
explica Flávio Ronison, gerente de conta da Dataprev responsável pelo
relacionamento com o Ministério do Trabalho.
Requerimento
pela web
Para solicitar
o benefício, o trabalhador deve entrar no Portal Emprega Brasil e digitar sua
senha de acesso. Quem não tiver a senha, deve informar seus dados pessoais, que
serão checados nas bases de dados do Governo Federal, e responder um
questionário com cinco perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária.
Com o acesso
ao portal, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o
número do requerimento que está no comunicado de dispensa. O usuário, então,
será direcionado a seguir o passo a passo com oito etapas: confirmação de dados
do requerimento; atualização das informações do requerente; formação acadêmica
(cursos acadêmicos e de qualificação profissional); indicação de
experiências profissionais mais relevantes; objetivos profissionais; pesquisa
de vagas com seu perfil, se houver; cursos de qualificação; e por fim,
confirmar a solicitação do benefício.
“Antes, todo
esse processo era feito pelo posto. Agora, o trabalhador faz tudo pela
internet, de forma ágil, intuitiva, interativa e segura. Esse é um caso de
sucesso de um projeto ponta a ponta, com a criação de um portal com diversos
serviços para autoatendimento, que, além de facilitar a vida do trabalhador,
também agregará valor e segurança para o negócio de nosso cliente”, conclui
José Ferreiro Espasandin, gestor do projeto Emprega Brasil 2.0.
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