A Matemática como a leitura e a escrita, é uma habilidade cognitiva muito recente

 

A matemática como a leitura e a escrita, é uma habilidade cognitiva muito recente, e por isso só pode ser explicada como um resultado da cultura possibilitada pela plasticidade cerebral,

 Artigo de Roberto Lent publicado no o Globo: Quando o cérebro aprende matemática

A matemática como a leitura e a escrita, é uma habilidade cognitiva muito recente, e por isso só pode ser explicada como um resultado da cultura possibilitada pela plasticidade cerebral, isto é, a “adaptação” dos circuitos neurais por meio da aprendizagem.

O esforço cognitivo que a criança realiza para aprender matemática, portanto, é maior do que para falar, e envolve muitas áreas cerebrais conectadas em redes. Muitas regiões cerebrais são mobilizadas para aprender o significado dos números ou a relação entre eles. O número 5 significa um certo número de objetos à sua frente. O número 1 representa um único objeto.

Fonte: O globo

 

LEIA TAMBÉM

Desenvolvimento da inteligência lógico Matemático 

O Matemático, Pedagogo e Psicopedagogo Valdivino Sousa publica semanalmente artigos discorrendo sobre um tema diferente. “Busco sempre trazer a teoria matemática para a prática, acredito que relacionando um assunto com a vida cotidiana é super interessante, pois isso ajuda na compreensão e entendimento do leitor. 

 

como o cérebro desenvolve habilidades cognitivas para lidar com os números



             

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: