Televisão encara preconceitos ao retratar romances gays na terceira idade


Televisão encara preconceitos ao retratar romances gays na terceira idade

 Televisão encara preconceitos ao retratar romances gays na terceira idade
Na vida real, o sofrimento dessa parcela da população é traduzido pela ciência em números: 24% das lésbicas e 30% dos gays são propensos à depressão, enquanto a média entre os heterossexuais é de 13,5%

O amor não enxerga idade, tampouco gênero. Quando a velhice e a homossexualidade ocupam os mesmos espaços, contudo, o preconceito enfrentado costuma vir em dose dupla. A reprovação decorrente da homofobia é apontada por alguns telespectadores como fator responsável pela minimização do relacionamento entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), casal gay da novela Babilônia, exibida pela TV Globo. O drama surpreendeu e causou polêmica ao trazer, no primeiro capítulo, um beijo entre as duas atrizes de 85 anos. Há quatro meses no ar e já em direção à reta final, a atração é um marco para a quebra de tabus, apesar da rejeição parcial. Deve entrar para a história também por ter coincidido com a legalização do casamento gay pela Suprema Corte dos Estados Unidos em todos os estados do país.


Se a alteração no rumo do folhetim brasileiro não pode ser comprovada, a vida real traz dados mais concretos. O sofrimento dessa parcela da população é traduzido pela ciência em números: 24% das lésbicas e 30% dos gays são propensos à depressão, enquanto a média entre os heterossexuais é de 13,5%, segundo pesquisa da psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, da USP, autora de Depressão e sexualidade. O levantamento aponta, entre a população com mais de 61 anos, a existência de 2,2% de homossexuais e 1,8% de bissexuais do sexo masculino. Justamente pela discriminação, o índice não reflete, necessariamente, a sociedade, haja vista que muitas pessoas não se assumem.
 
    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: