Como remover conteúdo indexado da pesquisa do Google?

 

Como remover, Conteúdo, Conteúdo indexado, Pesquisa do Google, Busca do Google, Excluir conteúdo, Excluir página do Google, Retirar página do Google, Solicitar remoção, Remoção de conteúdo, Retirar, Web cachê, Cache, Remoção de um link, Google Cache, Remover post indexado, Link indexado, Remoção de link, Solicitação de remoção, Remove, Snippet, Limpar cache,

Quem nunca precisou remover um conteúdo indexado da pesquisa do Google, ou melhor dizendo da busca do Google. Neste artigo, você ficará sabendo como removê-lo de forma prática.

 Lembrando que após a solicitação de remoção o Google demora de 24 a 48 horas para remover.  Mas o conteúdo, ou post, será removido temporariamente por 06 (seis) meses, caso existir link do conteúdo no site, automaticamente o Google volta a indexar novamente.

Explicando melhor: Você solicitou uma remoção de um link, que estava indexado no Google certo? Por sua vez o Google irá remover, mas se tal link ainda constar no site de origem, o conteúdo (link) voltará a ser indexado.

 Mesmo se você deletou o link, ou tag do FTP ou plataforma de seu site, os buscadores de pesquisas, especificamente o Google ainda mantém o conteúdo indexado, pois fica na Web Cache, ou Google Cache e assim qualquer pessoa ainda pode acessar, basta abrir em Web cachê.

 Não basta somente excluir a página do servidor

Após exclusão de um link, ou tag via, FTP ou plataforma de seu site, após acessar a URL o endereço do link vai levar para o status HTTP 404. Ou erro, 404, Veja que excluindo a página do servidor fará com que a URL retorne um erro 404 (não encontrado) ou 410 (desaparecido). O Googlebot (robô do Google) rastreia a página com o status 404, mas nem sempre o Google entende que a página foi removida, veja bem, nem sempre remove da indexação.

Algumas pessoas acham melhor fazer um redirecionamento 301, em razão da página que irá remover ter bastante tráfego constante ou links de entrada que fornecem valor para o SEO. Porém dar mais trabalho, aí cabe analisar se vale a pena um redirecionamento 301.  Na prática robôs e bots de mecanismo de pesquisa vai levar para página equivalente.

Para quem usa o Wordpres, pode criar 301 redirecionamentos com o plug-in Redirection gratuito.

 Mas como faço para solicitar a remoção definitiva?

 Primeiramente exclua, ou delete o conteúdo do servidor, via FTP ou plataforma, por exemplo wordpress, etc. Em seguida solicita a remoção para o Google.

Existe a remoção temporária e a definitiva.

A remoção temporária, o Google remove o conteúdo de 24 a 48 horas, e fica removido pelo um prazo de 6 (seis) meses, se ainda existir o link, ou conteúdo do material no servidor, o Google automaticamente reindexa, ou seja, ao pesquisar na internet seu post, e link aparecerá. 

Remoção definitiva: você excluiu, deletou o conteúdo do servidor, via FTP ou plataforma, por exemplo wordpress, etc. Depois pede a remoção do conteúdo da web cachê e no prazo de 24 a 48 horas o Google processa a remoção, sendo assim, por não constar mais o conteúdo em seu site, ou servidor e passando os 6 meses, automaticamente o Google não vai mais indexar. Uma vez que não existe mais conteúdo a ser reindexado.

Quem pode pedir a remoção de conteúdo da pesquisa do Google?

A melhor alternativa é que você seja proprietário do site, e tem permissão para acessar a ferramenta Google Search Console. Pois somente você controla o conteúdo que deseja remover.

Outras pessoas podem solicitar a remoção, como via judicial etc. Mas é mais trabalhoso, pois o Google irá analisar, pois é uma segunda pessoa que está pedindo a remoção.

 Como foi dito, tanto a remoção temporária como a definitiva é semelhantes, basta o conteúdo não constar mais no servidor e após o prazo de 6 meses torna-se definitiva.

O Google define dois tipos de remoção:

 a) Remoção temporariamente: bloqueia os URLs dos resultados da Pesquisa Google por cerca de seis meses, além de limpar o snippet atual e a versão em cache, como disse anteriormente, após o prazo de 6 (seis) meses poderá ser indexado o conteúdo novamente, se  ainda constar no servidor conteúdo. Ou seja, existir uma URL acessível e com links que ainda apontam para ela.

Acesse a Ferramenta do Google Remover URL e escolha uma propriedade. Clique em “Remover URL temporariamente” (por padrão deve vir selecionada). Abaixo a uma imagem que ilustras os passos a serem seguidos.

Escolha Remover o URL temporariamente, informe o URL e clica “Enviar solicitação”.

 

Remoção temporariamente: bloqueia os URLs dos resultados da Pesquisa Google por cerca de seis meses, além de limpar o snippet atual e a versão em cache, como disse anteriormente, após o prazo de 6 (seis) meses poderá ser indexado o conteúdo novamente, se  ainda constar no servidor conteúdo. Ou seja, existir uma URL acessível e com links que ainda apontam para ela

b) Remoção permanente: como disse anteriormente para tornar-se uma remoção permanente, o conteúdo tem que ser excluído do site, ou seja, do servidor, com isso aproximadamente após seis meses, a URL ou conteúdo da Pesquisa Google será removida de maneira permanente.

Conforme instruções do próprio Google disponível em: https://support.google.com/webmasters/answer/9689846#make_permanent existe a seguinte recomendação de como é feita uma remoção de conteúdo permanente veja: Execute uma das seguintes ações para remover a página permanentemente: Remova ou atualize o conteúdo do seu site (imagens, páginas e diretórios) e verifique se o servidor da Web retorna um código de status HTTP 404 (Not Found) ou 410 (Gone). Arquivos que não são HTML (como PDFs) devem ser removidos completamente do seu servidor. Saiba mais sobre códigos de status HTTP.

 Limpar o URL do cache da Pesquisa:

Nessa opção mantém o URL nos resultados da Pesquisa Google, mas limpa o snippet atual e a versão em cache. Veja imagem abaixo. 

Conforme instruções do próprio Google disponível em: https://support.google.com/webmasters/answer/9689846#make_permanent existe a seguinte recomendação de como é feita uma remoção de conteúdo permanente veja: Execute uma das seguintes ações para remover a página permanentemente:

 Se você mudar de ideia, poderá cancelar uma solicitação de remoção no Google Search Console clicando em “Cancelar Solicitação” ao lado do URL.

  Deseja apenas remover o conteúdo que foi alterado no site?

 Sim é possível, o procedimento é o mesmo, basta selecionar a opção conteúdo desatualizado, informar a URL (link) que deseja atualizar. Este procedimento remove o cachê, a indexação antiga e mantém o URL na página do Google, ou seja, remove o snippet atual e também a versão em cache até o próximo rastreamento ser realizado.

 Acesse a ferramenta do Google Remover URL e Clique em “Nova Solicitação” e siga os passos da imagem abaixo.

Sim é possível, o procedimento é o mesmo, basta selecionar a opção conteúdo desatualizado, informar a URL (link) que deseja atualizar. Este procedimento remove o cachê, a indexação antiga e mantém o URL na página do Google, ou seja, remove o snippet atual e também a versão em cache até o próximo rastreamento ser realizado.

O Google normalmente processa a solicitação dentro de 24 a 48 horas.

  Posso solicitar a remoção do conteúdo de todo o domínio (site)?

 Sim pode, Abra a ferramenta de remover URL do Google. Informe o domínio “com https:// URL”, marque a opção “Remover todos os URLs com o prefixo”. Conforme imagem abaixo:

 Sim pode, Abra a ferramenta de remover URL do Google. Informe o domínio “com https:// URL”, marque a opção “Remover todos os URLs com o prefixo”. Conforme imagem abaixo:

     Conclusão

No mundo digital quem nunca precisou solicitar a remoção de algum conteúdo da internet, se nunca precisou talvez um dia precise. Os buscadores de pesquisa, especificamente o Google indexa algo indesejável, e quando percebemos já está indexado acidentalmente.

 Até mesmo conteúdo confidencial, outras informações quando descobrimos já estão indexadas nos resultados de busca. No mercado digital as pessoas podem solicitar a remoção de conteúdo do Google, por alguns motivos, por exemplo: as informações vazaram na internet antes da hora, tal empresa não queria que seu produto fosse exposto antes do lançamento.

Ou, a página URL foi excluída do servidor, mas o conteúdo ainda aparece na web cachê.

Ou, foi publicado um post, e constam informações equivocadas, e precisa remover da pesquisa. Os sites com sitemap.xml com um bom ranqueamento indexa o conteúdo em poucos minutos.  Como disse não basta somente excluir o link do servidor, ou FTP do site, uma vez que as informações foram indexadas, elas ficam na web Cache, aparecendo nas pesquisas da mesma forma, e somente será removida definitivamente após seguir procedimento de solicitação de remoção.

 

É permitido a reprodução, desde que citada a fonte e os créditos sejam dados ao autor.

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e  Opa! Já Publiquei Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com  Cel Whatsap: 11–9.9608-3728 

 

    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: