Inflação em Março: Alimentos, Planos de Saúde e Serviços de Streaming em Destaque Alimentos: os Vilões da Inflação

Alt text
Getty Images

Inflação em Março: Alimentos, Planos de Saúde e Serviços de Streaming em Destaque Alimentos: os Vilões da Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março revelou um aumento de 0,16%, impulsionado principalmente pelo grupo de "Alimentação e bebidas". Este setor apresentou uma variação de 0,53%, mais de três vezes superior à média do IPCA. Dos 10 itens que mais subiram no mês, nove são alimentos. Destacam-se o morango, abobrinha, limão, cebola e coentro, com altas expressivas. Por outro lado, alguns produtos como maracujá, batata-inglesa e cenoura registraram quedas significativas.

Planos de Saúde e Remédios em Ascensão

O grupo "Saúde e cuidados pessoais" também teve um aumento considerável, com destaque para os planos de saúde e produtos farmacêuticos. O plano de saúde registrou um aumento de 0,77%, enquanto os produtos farmacêuticos, especialmente os anti-infecciosos e antibióticos, apresentaram um aumento de 0,52%.

Variações nos Preços das Refeições e Bebidas

Em relação às refeições, tanto em casa quanto fora, houve uma desaceleração em março em comparação com o mês anterior. Enquanto isso, as carnes em geral, incluindo a picanha, apresentaram uma queda nos preços. No entanto, a cerveja manteve uma trajetória de alta.

Energia e Transportes: Altos e Baixos

No setor de "Habitação", a energia elétrica teve um aumento, influenciada por reajustes nas tarifas. Em contrapartida, no grupo de "Transportes", houve uma queda nos preços das passagens aéreas, enquanto alguns combustíveis apresentaram aumentos e outros, como o gás veicular e o óleo diesel, registraram recuos.

Variações Regionais

As variações de preços também foram observadas regionalmente, com destaque para aumentos em São Luís, influenciados pela alta do tomate, e quedas em Porto Alegre, devido à redução nos preços da batata-inglesa e da gasolina.

Este panorama reflete a dinâmica complexa da economia brasileira, onde diversos fatores, desde sazonalidades na produção agrícola até ajustes tarifários, influenciam os índices de inflação.

Fonte: Metrópoles


    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: