Helena Lúcia Cochlar ajudou a revolucionar a programação da Rádio Nacional de Brasília no início da década de 1980

Em 1979, a publicitária e modelo Helena Lúcia Cochlar trocou o Rio de Janeiro por Brasília e,  dois anos depois, ingressou na Rádio Nacional de Brasília

Helena Lúcia Cochlar ajudou a revolucionar a programação da Rádio Nacional de Brasília no início da década de 1980 

Em 1979, a publicitária e modelo Helena Lúcia Cochlar trocou o Rio de Janeiro por Brasília e,  dois anos depois, ingressou na Rádio Nacional de Brasília para integrar a primeira equipe do programa Viva Maria, que estava sendo encabeçado pela radialista Mara Régia. Na emissora, que vivia um processo de segmentação de sua programação, Helena Lúcia participaria da produção dos principais programas que surgiram no início da década de 1980.

Além do Viva Maria, que estreou em 14 de setembro de 1981, logo em seu primeiro ano na emissora, ela passou a produzir o programa Carinhoso, que era apresentado por Célio Rodrigues, de segunda a sexta-feira, das 23h às 0h, com poesias e músicas românticas.  Já em 1983, além do Viva Maria, ela também participava da produção do Madrugada Nacional e do Geração Colorida, programa apresentado por Luciano Barroso, que abriu as portas da Rádio Nacional de Brasília para o rock, gênero efervescente na capital federal. 

Helena Lúcia Luciano Barroso, do programa 'Geração Colorida'. Acervo/Na Trilha do Rádio, 1992
Entre outros programas, Helena Lúcia também participou da produção do programa Bom Dia Brasil. Atuou exclusivamente na Rádio Nacional de Brasília até 1983, quando migrou para TV Nacional, assumindo a direção do programa Geração Colorida, que também alcançou um espaço na televisão. Nesse período continuou participando do Viva Maria com o quadro Realce, com dicas de moda e beleza. Na TV Nacional,  Helena Lúcia passou a atuar no departamento de TV, onde ficou até 1987, quando deixou a emissora. Nesse período, também integrou a equipe do programa Repórter Musical, apresentado por ela e Márcio Lacombe. Em entrevista exclusiva para o blog Na Trilha do Rádio, Helena Lúcia Cochlar revisita momentos marcantes da sua trajetória, na Rádio Nacional de Brasília. Fala dos bastidores e apresenta curiosidades dos programas que produziu na emissora brasiliense, recorda a relação da rádio com os ouvintes e profissionais que ajudaram a fazer a história da emissora na década de 1980. “Uma oportunidade deliciosa de reviver um tempo lindo, tempos de um rádio mágico. Eu sou muita honrada por ter tido a oportunidade de conviver com pessoas tão talentosas”, definiu.    

 

 Clique e Ouça a entrevista

Fonte: Blog na Trilha do Rádio

 

    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: