Música e Músicos do Brasil comemora 110 anos do Theatro Municipal de São Paulo

Música e Músicos do Brasil comemora 110 anos do Theatro Municipal de São Paulo

Música e Músicos do Brasil comemora 110 anos do Theatro Municipal de São Paulo

Confira também uma homenagem aos músicos Eleazar de Carvalho e João Carlos Assis Brasil

Música e Músicos do Brasil

No AR em 12/09/2021 - 19:00
 O Música e Músicos do Brasil deste domingo (12) traz um pouco da história do Theatro Municipal de São Paulo, que neste mês completa 110 anos de atividades.

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes do país. Tombado oficialmente em 1981 como patrimônio histórico, o edifício conta com uma arquitetura majestosa e detalhista, inspirada na estética da Belle Époque.

A iniciativa de sua construção partiu das aspirações da alta elite da cidade de São Paulo, que desejava criar uma casa à altura dos grandes nomes da música lírica e de concerto. O palco do Theatro Municipal de São Paulo já realizou diversos espetáculos e recebeu artistas de renome internacional, como Enrico Caruso, Maria Callas, Bidu Sayão, Villa-Lobos, Arthur Rubinstein, dentre muitos outros. O local também foi sede de um dos maiores eventos artísticos já realizados no Brasil: a Semana de Arte Moderna de 1922, fazendo parte deste grande marco na história da arte brasileira.  

O Theatro Municipal de São Paulo possui diversos núcleos de formação em música e dança, além de corpos artísticos compostos pelo Balé da Cidade de São Paulo, o Coral Paulistano, o Coro Lírico, a Orquestra Experimental de Repertório, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e a grande Orquestra Sinfônica Municipal. Criada na década de 1920, a Orquestra já contou com a liderança de grandes nomes da regência, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Ira Levin, John Neschling e, atualmente, é dirigida pelo maestro Roberto Minczuk.

E na segunda parte do programa, confira uma pequena homenagem ao maestro Eleazar de Carvalho, que faleceu em setembro de 1996, há 25 anos, e ao pianista João Carlos Assis Brasil, que morreu no último dia 6 de setembro, aos 76 anos.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Fonte: Rádios EBC 

 
    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: