Profissional da voz dá dicas para melhorar a qualidade das mensagens de áudio
Quando falamos ao celular, é normal encostarmos o aparelho contra o rosto como num telefone convencional. Mas e na hora de gravar uma mensagem de voz, no WhatsApp, por exemplo? Qual a melhor forma de posicionar o celular e impostar a voz?
Para que as suas mensagens de voz fiquem tão perfeitas como as feitas em estúdios profissionais, o locutor publicitário Jason Bermingham dá algumas dicas importantes sobre técnicas profissionais para nos comunicarmos de maneira mais nítida, intimista e impactante.
- O primeiro passo é procurar um ambiente favorável à gravação. Para deixar a sua mensagem de voz mais clara e fácil de compreender, você deve buscar um ambiente quieto. Se há outras pessoas conversando por perto, vire-se de costas ou afaste-se um pouco do grupo antes de começar. Evite gravar perto de fontes de ruído como janelas abertas, TVs e rádios ligados.
- Fale baixo. Ao baixar o volume da voz, você estabelece uma conexão emocional com o ouvinte e a sua mensagem terá mais impacto.
- Outra consideração importante é projeção de voz. "A regra dos locutores profissionais é tratar o microfone como se fosse o ouvido do ouvinte. Sendo assim, quando você grava uma mensagem no celular, procure não projetar demais a sua voz. Você deve usar um tom intimista. Assim, passará a impressão que está conversando com a pessoa e não apenas relatando informações", sugere Bermingham.
- Tome cuidado com a distância entre o celular e a boca. Nos estúdios profissionais o locutor normalmente se afasta 15 ou 20 centímetros do microfone. Um jeito fácil de calcular a distância ideal para uma gravação de voz é fazer aquele gesto surfista "hang loose" com a mão -- colocando a ponta do polegar contra os lábios e a ponta do dedo mínimo contra o microfone do celular. Esta é a distância ideal.
- Procure gravar mensagens curtas de 15 ou 30 segundos. Nos dias de hoje a tendência é passar o recado no menor tempo possível. Sendo assim, quanto mais curta e direta for a sua mensagem de voz, mais chance você terá de segurar a atenção do seu ouvinte.
- Não deixe que os "puffs" (aqueles sopros fortes durante a fala) estragarem a gravação. Quando falamos com o celular colado no rosto, o ar que sai da boca passa por baixo do aparelho, sem bater no microfone. Mas ao segurar o celular na nossa frente, o ar que sai da boca pode bater no microfone, causando "puffs". Os locutores profissionais usam um pop-filter (filtro anti-puff) para resolver este problema. O jeito mais fácil de evitar puffs quando gravamos mensagens de voz no celular é segurar o aparelho por baixo da linha da boca e falar por cima dele.
Fonte: Jornal Imagem
Virou notícia publicamos aqui
Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros.
Textos escolhidos pra você: