Mostrando postagens com marcador Santo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Santo. Mostrar todas as postagens

10 de outubro de 2025

       

Por Redação Top10News

Publicado em: 10 de outubro de 2025

10.10.25

Centro de Convivência de Santo Antônio celebra o mês do idoso com Baile dos Anos 60

 

Alt text


Centro de Convivência de Santo Antônio celebra o mês do idoso com Baile dos Anos 60

As pessoas idosas que participam de atividades no Centro de Convivência de Santo Antônio deram um show de vitalidade e alegria no Baile dos Anos 60. Embalados pelas músicas dos anos 60,70 e, até mesmo, ritmos dos anos 2000, entoados pela banda Só Maior, do Centro de Convivência do Centro, o grupo mostrou que os momentos de felicidade podem e devem ser compartilhado com os amigos.

Mesmo não sendo uma "pé de valsa", a aposentada Elita Servino Teixeira, de 89 anos, disse que no local fez muitas amizades. "É aqui que me sinto mais feliz. Os filhos casam e constroem suas próprias vidas e nós ficamos. A minha convivência é feita aqui. Por isso, participo de tudo aqui. Sinto falta desta convivência. Em casa fico na solidão sem me comunicar. Aqui, e por onde vou, sempre encontro um amigo", afirmou.

Ao contrário de Elita, a colega Janete Nascimento Vasconcellos, 79 anos, se diz apaixonada por todos os ritmos, principalmente, samba raiz. "As músicas antigas trazem muitas lembranças boas e que me fazem bem", disse ela. Ela fez questão de contar: "a primeira lembrança que vem é o dia que pisei numa escola de samba. Isso aconteceu aos 60 anos de idade", contou ela.

Leia mais emhttps://www.vitoria.es.gov.br/noticia/centro-de-convivencia-de-santo-antonio-celebra-o-mes-do-idoso-com-baile-dos-anos-60-54697



10 de maio de 2024

       

Por Redação Top10News

Publicado em: 10 de maio de 2024

10.5.24

Universidade para Todos | estudante “em situação de rua” é aprovado na Universidade do Estado da Bahia

 

Alt text
Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Universidade para Todos | estudante “em situação de rua” é aprovado na Universidade do Estado da Bahia


Em dez meses, a vida de Tiago Juvenal do Santo mudou “da água para o vinho”, como diz a expressão. O carioca de quarenta anos mudou-se para Salvador, viveu em ‘situação de rua’ e passou na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde se prepara para iniciar o curso de Licenciatura em Teatro.

 “Quando me contaram que passei, fiquei impressionado comigo mesmo, não acreditei. Foi muito rápido”, revelou. Tiago nasceu no Rio de Janeiro, mas morava na Zona Rural do Espírito Santo, onde trabalhou na roça desde criança. Órfão de pai e mãe, antes de vir para a Bahia esteve por seis anos em São Paulo, onde também enfrentou dificuldades. A decisão da mudança para Salvador nasceu do desejo de conhecer a Bahia. Mas as coisas não saíram como ele planejou: sem trabalho, nem recebimento de auxílios, o carioca foi parar nas ruas da Capital Baiana.

Foi aí que, com a ajuda do movimento das pessoas em situação de rua, Tiago foi acolhido em dois Alojamentos Municipais de Salvador. Na segunda moradia, o Adra II, no bairro do Barbalho, o carioca foi questionado se gostaria de participar de um cursinho pré-vestibular do programa Universidade Para Todos (UPT), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e topou na mesma hora.

“Eu fui o único do alojamento que quis participar”, contou. Ele passou a frequentar o Colégio Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, para se preparar para o vestibular. Ao todo, foram apenas três meses de estudos antes da prova. “Foi muita coisa em pouco tempo. Em 10 meses me mudei, fui acolhido e aprovado. Sou eternamente grato”, afirmou. 

Tiago fez parte da primeira turma do “UPT Pop Rua”, um curso pré-vestibular do Universidade Para Todos, voltado para a população em situação de rua de Salvador. Segundo Patrícia Matos Machado, coordenadora geral do UPT, a iniciativa surgiu mediante uma demanda do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua, consoante informações do g1 neste domingo (3).

O perfil da turma era de pessoas em situação de rua que já havia concluído o ensino médio. Em parceria com a UNEB e com a Defensoria Pública da Bahia, 20 alunos participaram dessa primeira edição e receberam fardas, alimentação e materiais didáticos gratuitos. 

“Além das aulas de matemática, geografia, português. Tivemos uma preocupação em relação ao pertencimento deles na escola e também na sociedade. Nos preocupamos em mostrar que eles eram capazes”, contou a coordenadora. Para Tiago, esse cuidado do programa foi fundamental. Após ver tantos colegas, sem perspectiva de futuro e nas ruas, passar no vestibular é uma esperança não só individual, como coletiva. “Vim sobrevivendo e, mesmo com todas as dificuldades, minha prioridade sempre foram os estudos. Quero ser referência, exemplo. Meu objetivo é transmitir minha história, inspirar outras pessoas em situação de rua a não desistirem”, contou. 

Com a aprovação, Tiago vai se mudar para Senhor do Bonfim, no Norte Baiano. Segundo ele, o sonho só será possível porque a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a UNEB contribuíram e vão seguir contribuindo com auxílios, como o de moradia e alimentação. Neste ano, o Universidade Para Todos vai abrir uma nova turma e as pessoas em situação de rua poderão participar.


Fonte: Blog do Anderson