Você consegue perdoar? A raiva e a culpa

 

Qual é a sua reação quando interpreta que foi ofendido pelo que alguém fez?  Num primeiro momento talvez a raiva entre em cena, por exemplo, para que você busque soluções para restaurar a justiça. Na dose certa,
Foto: Reprodução

Você consegue perdoar? A raiva e a culpa

 Por: Pascoal Zani, CRP 08/04471, Psicólogo

Qual é a sua reação quando interpreta que foi ofendido pelo que alguém fez?

Num primeiro momento talvez a raiva entre em cena, por exemplo, para que você busque soluções para restaurar a justiça. Na dose certa, ela faz agir com assertividade e buscar alternativas saudáveis para resolver conflitos.

Mas dependendo de como você pensa sobre algo desagradável, poderá ficar ruminando, nutrindo mágoas, ódios, desejos de vingança, culpa, medo, desânimo,tristeza, etc.

Lembre-se: condenado e carcereiro vivem na mesma prisão. Aliás, na analogia, se você ruminar muito ódio ou ressentimento, acaba vivendo no cárcere que preparou para seu condenado imaginário, não é mesmo?

A alimentação de pensamentos negativos desregula emocionalmente e traz consequências indesejáveis nos relacionamentos, na resolução dos desafios diários, na sua saúde, na produtividade e na conquista dos seus objetivos.Questione-se: qual pensamento quer que cresça em você?

      O excesso de crítica e de punição

            Colocar-se na obrigação de cumprir parâmetros inalcançáveis de desempenho pode levá-lo a se criticar e a se punir por não atingir o que deseja. Esse caminho leva à rigidez de pensamento, ao cultivo da visão negativa e da tensão constante.

O perfeccionismo pode fazer com que você se torne exageradamente crítico, depreciativo e punitivo também com as pessoas próximas, por não pensarem ou agirem como você julga correto.

     O antídoto para os sentimentos negativos

            O perdão é a decisão de se libertar dos sentimentos negativos que você alimentou sobre uma pessoa ou algum evento. Pode ser classificado em três níveis de processos mentais:

·         Cognitivo: ele tende a diminuir as interpretações que bloqueiam a visão dos fatos como são e que impedem de entender o ponto de vista do outro.Flexibilizao pensamento, faz admitir que outros posicionamentos que precisam ser considerados. Objetivamente, o perdão aproxima da realidade e possibilita a volta da racionalidade.

·         Emocional: a plenitude do perdão é alcançada quando você substitui conteúdos negativos por emoções positivas, sentindo o coração livre e leve.

·         Comportamental: você de fato perdoa quando deixa de agir direta ou indiretamente contra o quê ou quem lhe machucou. Ou, ainda quando abranda um pouco suas próprias regras, busca reaproximações ou consegue ver o ofensor de modo mais positivo.

O perdão abre novos ciclos, mais reais e produtivos, que você não vê enquanto insiste em se manter fechado na sua bolha de pensamentos rancorosos ou coitadistas. Ele neutraliza a alimentação das emoções negativas, abrindo um período de maior saúde mental e física.

Perdão é atitude. É agir para impedir que a experiência negativa continue dominando você. É entender que, tempos depois,é preciso “dar um basta” aos pensamentos que está repetindo para si mesmo, aprisionando-se cada vez mais a eles. É escolher e isso exige renúncia:manter-se no sofrimento por nutrir uma ideia fixa ou renunciar a ela para retomar seus caminhos e reassumir o protagonismo da sua vida, voltar a viver;

Perdoar pode ter a ver com o outro, sim, mas tem muito mais a ver com você. Faça-o por si mesmo: é você que se liberta de sua própria prisão, que se dá a chance de se sentir melhor.

 Oferecer ou pedir perdão

Dá muito alívio quando você perdoa ou é perdoado, não é mesmo? Então, não se deixe levar “pelo que você pensa que o outro vai pensar”. Não caia na armadilha de acreditar que pedir perdão é ser fraco,admitir erros, passar vergonha ou perder uma discussão. Isso é engodo. Quando chega a vez do perdão, não é mais hora de discutir o certo e o errado. É só entender que esse sofrimento precisa parar e que você está a um passo de recuperar a sua paz.

Perdoar é dizer para si mesmo: “não sei como a pessoa com quem entrei em conflito vai reagir, mas vou pedir perdão e perdoar da mesma forma. Se ela não me acolher, isso faz parte do rancor dela, não tenho controle a respeito. Não irei preocupado com o que ela vai pensar, sentir ou agir. Ao falar, conquistarei a minha paz, me libertarei deste peso que me faz sofrer há tanto tempo. Tem muito “passado” bloqueando o meu “presente” e o meu “futuro”. Estava deixando de viver por estar preso a esses pensamentos negativos, mas agora vou olhar para frente e agir”.

 A fórmula do perdão: auto compaixão, compaixão e empatia

            A auto compaixão, a compaixão e a empatia são ingredientes básicos do perdão.

            Você demonstra compaixão ou auto compaixão quando sente a dor e age ativamente para aliviá-la no outro ou em si. Elarequertolerar graus ponderados de erros e imprevistos,fixar-se menos em posições absolutas, “escolher as suas brigas”, conter os ímpetos de viver apontando defeitos próprios ou alheios, de punir com boicotes velados ou com palavras depreciativas

A empatia faz ouvir com o coração aberto, dar ao outro o justo direito de se defender, de expressar seu ponto de vista.Assim você passa a ter mais dados reais e também a visão do todo, podendo analisar e decidir mais assertivamente.

Antes de ser ofensor ou ofendido, todos são seres humanos e não deuses, ou seja, erram e são imperfeitos. Você e as demais pessoas podem perdoar e ser perdoadas, não cabe impor ou sofrer condenações eternas.

 Como treinar a capacidade de perdoar

            Esqueça o mito de que você “é assim mesmo e não consegue mudar”, ou “faz parte da minha personalidade”.É possível lidar melhor com as emoções ditas negativas desenvolvendo habilidades, treinando. Veja alguns itens que você pode praticar para ser mais capaz de perdoar:

·         inteligência emocional

·         identificação e adaptação de pensamentos distorcidos

·         autocompaixão e a compaixão

·         comunicação empática, assertiva e não violenta

·         aceitaçãovia ações norteadas por valores de vida

·         Mindfulness

 Elevando os padrões de comunicação e buscando a paz

    Que tal surpreender? Quando alguém lhe oferecer sua pior versão, dê o que tiver de melhor.  O desequilíbrio alheio não justifica que você perca sua paz ao responder, no momento ou depois, no perdão! Encante, apresentando a sua Inteligência Emocional.

 

Pascoal Zani – CRP-PR 08/04471

Fone whats: https://wa.me/5541988488303

https://linktr.ee/Psicologopascoalzani

psicologopascoalzani@gmail.com

Fonte: https://www.psicologopascoalzani.com.br 

Psicólogo Pascoal Zani – CRP 08/04471 | Instagran: psicologopascoalzani

Leia  outros artigos do Psicólogo Pascoal Zani


    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: