Consulta de vagas na página do Sisu — Foto: John Pacheco/g1 |
A partir de 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição por ano, que ocorrerá sempre em janeiro/fevereiro. Essa decisão do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo solucionar o problema das altas taxas de desistência e vagas remanescentes durante as edições do Sisu que ocorrem no meio do ano.
A publicação oficial com todos os detalhes e cronogramas dessa mudança no Sisu será feita no Diário Oficial da União ainda nesta semana.
De acordo com fontes ligadas ao MEC, a proposta é que, a partir de 2024, o Sisu realizasse apenas um processo seletivo mais simples no meio do ano, destinado apenas àqueles que desejam mudar de curso, por exemplo, e não para o preenchimento de novas vagas, como ocorre atualmente.
O funcionamento da inscrição no Sisu 2024 seguirá o padrão já conhecido pelos candidatos. Será possível utilizar as notas do Enem 2023 para pleitear uma vaga em universidades públicas.
O período de inscrição normalmente dura
uma semana, e os candidatos devem escolher duas opções de curso.
É recomendado que os candidatos pesquisem quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade, além de verificar as regras específicas de cada universidade, como notas mínimas exigidas ou regulamentos para cotas sociais. Durante o período de inscrição, é importante acompanhar as notas de corte dos cursos e a classificação parcial, pois essas informações podem influenciar a escolha do curso.
Após o encerramento do prazo de
inscrição, as duas últimas opções salvas pelo candidato ficarão valendo. Com
essa mudança no Sisu, espera-se otimizar o processo seletivo e melhorar a
distribuição das vagas nas universidades públicas participantes.
Com Informações do G1.
Virou notícia publicamos aqui
Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros.
Textos escolhidos pra você: