Volta às aulas: o que fazer se algum aluno ou funcionário da escola pegar Covid-19?

 

Volta às aulas: o que fazer se algum aluno ou funcionário da escola pegar Covid-19? Quem apresentou sintomas da doença ou teve contato próximo com infectados deve alertar a comunidade escolar. Isolamento por duas semanas é necessário para evitar surtos.

Volta às aulas: o que fazer se algum aluno ou funcionário da escola pegar Covid-19?

Quem apresentou sintomas da doença ou teve contato próximo com infectados deve alertar a comunidade escolar. Isolamento por duas semanas é necessário para evitar surtos. 

Diante da reabertura das escolas no pior cenário da pandemia, especialistas reforçam a importância de seguir um protocolo rígido quando alunos ou funcionários apresentarem sintomas de Covid-19. 

Duas palavras resumem bem o que deve ser feito: isolamento e testagem.

“Se um estudante estiver infectado ou for um caso suspeito, todas as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias devem ser avisadas, isoladas e testadas", afirmou a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel, em programa ao vivo do G1 (assista a um trecho acima).

O ideal, segundo o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, é rastrear inclusive quem mora com os envolvidos. “Vamos supor que tenha havido um caso de Covid em uma sala de 15 pessoas. Todas elas e as que vivem com elas deveriam ser monitoradas”, diz.

Sala de aula com distanciamento entre alunos na reabertura das escolas no Rio de Janeiro.

É preciso considerar que, cerca de três dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas, o indivíduo já está transmitindo o vírus. Por isso, quanto mais cedo os contatos próximos forem isolados, maior a chance de evitar novos casos da doença.

Casos suspeitos ou negativos: isolamento do mesmo jeito

Mesmo sem o diagnóstico confirmado, crianças ou funcionários não devem ir à escola se:

  • entraram em contato com alguém contaminado nos últimos dias;
  • estiverem com sintomas característicos da doença.

Rachel Stucchi, infectologista da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, recomenda um isolamento de 14 dias para os casos acima.

Ela acrescenta que, por mais que seja importante fazer o teste de Covid-19, os cuidados devem ser mantidos independentemente do resultado.

“Mesmo que seja negativo, é adequado manter o isolamento por duas semanas, porque é possível que, no dia do exame, o paciente estivesse na janela da infecção”, afirma.

O pico da carga viral ocorre depois do terceiro dia de sintomas - antes disso, há risco maior de falso negativo.

Comunicação transparente

Só é possível isolar os contatos próximos e evitar novas contaminações se houver uma comunicação franca e direta entre a escola e os familiares dos alunos (veja vídeo abaixo).

Volta às aulas: a importância da comunicação entre escola e família

Volta às aulas: a importância da comunicação entre escola e família

A criança visitou alguém que descobriu depois estar doente? O professor apresenta sintomas respiratórios? O pai de um aluno está com Covid? Tudo deve ser comunicado imediatamente à comunidade escolar.

O G1 recebeu relatos de casos em que crianças assintomáticas, que testaram positivo para a Covid, estavam indo às aulas da mesma maneira.

“De fato, as orientações têm sido muito burladas”, conta Stucchi.

Daniel Lahr, professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), reforça a importância da transparência.

“Precisa acontecer uma conversa franca. O problema é que a escola não tem como fiscalizar ou impedir que alguém com familiar sintomático vá à aula. Ela não tem esse poder de mando”, diz Daniel Lahr, professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

Ou seja: a proteção de todos dependerá da colaboração de alunos, familiares e funcionários do colégio.

 Fonte: G1

 

Mais Notícias do G1

O casal fez o anúncio no site da ONG Giving Pledge. Dan Jewett foi professor em escola particular de Seattle, onde filhos de Scott estudam.
Segundo investigações preliminares, Nilton Rodrigues da Silva, de 60 anos, conhecido como Passim, atirou acidentalmente na mão e na perna. Ele foi encontrado morto numa fazenda do sertanejo.
Levantamento junto a secretarias de Saúde aponta que 8.497.929 pessoas tomaram a primeira dose e 2.848.847 a segunda, num total de mais de 11,3 milhões de doses aplicadas. G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL divulgam diariamente os dados de imunização no país.
Outros 17 pacientes estão na fila à espera de uma vaga na UTI pelo governo do estado.

Atriz diz ter sido envolvida em uma 'mentira' e afirma que estava com apenas três amigos. Doria entrou com queixa-crime contra vizinha que fez acusação.

Duque de Sussex pediu que Oprah Winfrey esclarecesse questão após dizer, em entrevista, que membros da família real questionaram o 'quão escura' seria pele de seu filho com Meghan Markle. Ele afirmou que jamais dirá quem foram autores dos comentários.
Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.
 
O número de pessoas recuperadas no estado é de 324.781.

Aqueles que comprovarem que estão morando no país de forma contínua vão receber uma extensão de 18 meses de permanência e também poderão adquirir autorizações para trabalhar. Decisão pode ajudar cerca de 320 mil pessoas e é cumprimento de uma promessa de campanha.
Operação foi motivada por aumento no número de casos registrados durante a pandemia pelo Disque 100.

O ministro Edson Fachin, do STF, considerou que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.
Veículo foi encontrado em uma estrada de terra, em Birigui (SP). Motorista foi embora antes da chegada das equipes.
Durante todo o dia, parlamentares de diferentes forças políticas usaram as redes sociais para se manifestar sobre a decisão do ministro Fachin.

Na reunião, os governadores pediram explicações para a redução no número de doses de vacina para março. Eles cobraram também estratégias de enfrentamento da Covid, rapidez na distribuição das vacinas para todo o país e mais profissionais de saúde.
Prêmio de R$ 200 mil foi sorteado para moradora de Palmas, nesta segunda-feira (8); programa devolve até 30% do ICMS para contribuintes que solicitam CPF em notas fiscais no comércio.
Segundo prefeitura, a paciente, que não teve a idade revelada, está bem e fora do período de transmissão.
Espaço em Niterói recebe a exposição Múltiplos Olhares-Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ.
Segundo o ministro do STF, no caso de outros políticos acusados pelo Ministério Público de adotar conduta semelhante à do ex-presidente Lula, o plenário e a 2ª Turma decidiram retirar da competência da Vara Federal de Curitiba.


Segundo a Associação Médica de Cascavel, espaço do ambulatório e medicamentos são bancados por empresários. Cidade enfrenta crise no sistema de saúde.

O texto não autoriza a compra imediata das vacinas, mas cria mecanismos para que a compra seja feita caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) não consiga absorver toda a demanda.
Nas cidades onde estão valendo as regra da fase laranja, bares e restaurantes só podem funcionar com 50% de sua capacidade das 6h às 20h.


Novos casos de vítimas fatais do coronavírus foram conformados pelas prefeituras nesta segunda-feira (8).
Com mudança, empresários terão mais três meses para começar a pagar empréstimo do ano passado. Segundo governo, medidas são analisadas para garantir recursos em 2021.
Medida foi anunciada nesta segunda-feira (8), pelo prefeito Colbert Martins, e começa a valer a partir de quarta-feira (10). Comércio poderá funcionar normalmente na terça-feira (9).

Do total, 130.793 pessoas já receberam a segunda dose do imunizante.

 

    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: