Ação conjunta entre Saúde e Educação homenageia idosos em escolas municipais

No Caic Guarani, teve café da manhã e reflexão sobre as questões do envelhecimento e da proteção à população idosa.

No Caic Guarani, teve café da manhã e reflexão sobre as questões do envelhecimento e da proteção à população idosa.

De acordo com o serviço de informação do Sistema Único de Saúde digi SUS, Uberlândia tem aproximadamente 110 mil idosos. Para sensibilizar a população no mês do Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta quarta-feira (5), em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, um dia dedicado à reflexão sobre as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

Na Escola Municipal Stella Saraiva Peano (Caic Guarani), os alunos convidaram os avós e prepararam um café da manhã e uma homenagem para demonstrar o respeito e a importância da pessoa idosa na sociedade.

“Nossa população está envelhecendo, por isso precisamos trabalhar desde cedo com as crianças a questão do respeito, do cuidado, e de atender às necessidades deste público. E a escola é o lugar de refletir sobre esses princípios, para que os idosos sejam parte integrantes da sociedade”, explicou a secretária de Educação, Tania Toledo.  

As atividades foram desenvolvidas pelas crianças e adolescentes, com apoio da equipe pedagógica da escola. Para a referência técnica da Rede de Atenção à Pessoa Idosas e autora do projeto, Elaine da Silva Silvestre Faria, a parceria busca levar conhecimento sobre o tema ao público jovem.

“A expectativa de vida está crescendo. Os jovens precisam se conscientizar sobre os cuidados para esta etapa da vida, além de saber lidar com a pessoa idosa ao passar carinho, respeito e atenção, que muitas vezes são esquecidas pela sociedade e pela própria família”, observou Elaine.

A estudante Lavínia Gonçalves, de 9 anos, destacou a importância da integração entre as gerações e da valorização do público idoso. “Temos que ter respeito e cuidado com eles, porque um dia estaremos vivendo essa fase da vida. Eles cuidam da gente desde quando nascemos, e é nosso papel respeitá-los e oferecer todos os cuidados.”

O trabalho desenvolvido com os alunos foi norteado pelas diretrizes da Política Nacional do Idoso (PNI) e contou com o apoio da equipe pedagógica de todas as escolas. “O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade. É preciso levar conhecimento para todos, e o público jovem é multiplicador dessas informações. Além disso, ao desenvolver ações entre eles, praticamos também a integração das gerações, que é uma das premissas da PNI”, explicou a secretária municipal de Educação, Tania Maria de Souza Toledo.

Dia Internacional do Idoso

Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da resolução 45/106, determinou o dia 1º de outubro como Dia Internacional do Idoso. A data tem como objetivo sensibilizar para o impacto do envelhecimento da população e para a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuar a participar na sociedade como cidadãos de plenos direitos.

Para mais informações sobre a promoção da saúde do idoso pela Prefeitura de Uberlândia, acesse aqui.
 

 Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

 

    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: