Psicologia: entenda como é a carreira e suas possibilidades de atuação

 

Psicologia: entenda como é a carreira e suas possibilidades de atuação
— Foto: Freepik
Psicologia: entenda como é a carreira e suas possibilidades de atuação

Coordenadora da FPP, a Prof.ª Me. Silvia Regina Hey explica as possibilidades da carreira de psicólogo, assim como os diferenciais da faculdade na preparação para o mercado de trabalho.

 Existem, hoje, muitos campos da psicologia. Os considerados clássicos – como a psicologia clínica e organizacional – mas também a psicologia social, que compreende as ações do SUS; do esporte; e a neuropsicologia, entre outras diversas áreas.

“Essas são as mais procuradas atualmente. Principalmente nos tempos de pandemia, a psicologia da saúde hospitalar se destacou”, afirma a Prof.ª Me. Silvia Regina Hey (CRP 08/02999), coordenadora do curso de Psicologia na Faculdades Pequeno Príncipe. “A carreira do psicólogo, hoje em dia, é bem ampla: existem campos até mesmo na psicologia da dança, por exemplo”.

Como atribuição principal, o psicólogo é responsável por minimizar o sofrimento das pessoas, tratando de uma dor específica em sua respectiva área. Para ser um bom profissional, ele deve ter criticidade acima de tudo: saber o seu posicionamento na vida, no mundo e no cenário político, afirma Silvia. 

FPP tem expertise em psicologia da saúde hospitalar

Cada faculdade de Psicologia, explica Silvia, trabalha com um eixo norteador. Na FPP, a graduação tem especialidade na psicologia da saúde hospitalar, sem deixar de lado outras áreas tão relevantes quanto.

Do 2º período até o 7º, a FPP conta com disciplinas que compõem a formação do aluno, a fim de que o estudante chegue no 9º e 10º período apto a exercer na prática esses aprendizados. Antes, no 8º período, a FPP trabalha as técnicas e teorias da psicologia nas diversas abordagens. A matriz curricular da FPP em Psicologia tem 4.036 horas, totalizando cinco anos de graduação

“Existe um preparo teórico e teórico prático, inclusive, porque nós temos a disciplina ‘Cenários de Aprendizagem’, em que o aluno vai a campo para trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde)”, detalha Silvia.

Projetos de extensão oportunizam campos diferentes de atuação

A FPP também conta com diversos projetos de extensão, onde os alunos desenvolvem atividades em campos diferenciados e diversificados. “Nessas atividades, os alunos de todos os períodos constroem um projeto e aplicam na comunidade”, conta Silvia. “Mesmo na pandemia da Covid-19, nós fizemos isso por meio de lives e cartilhas para hospitais escolas”.

Esses materiais tinham cunho de orientação, tratando de questões de saúde mental. A população, altamente afetada pelas crises do coronavírus, foi orientada a se prevenir da luta contra a depressão, assim como outras doenças que podem se refletir e em que o psicólogo tem papel vital de atuação. 

Mercado de trabalho pós-pandemia expandiu atuação do psicólogo

Conforme explica Silvia, o mercado de trabalho no Brasil é desafiador para todas as profissões. Porém, as possibilidades de atuação aumentaram muito por conta do envolvimento social do psicólogo no mundo pós-pandemia.

“Essa conjuntura envolveu uma gama de locais para atender – tanto diretamente, nas

 comunidades, como nos hospitais e programas do governo – então houve uma expansão do mercado de trabalho”, conta. “Eu acredito que, no futuro, nós teremos ainda novas ações da psicologia que talvez nem estejam sendo nomeadas”.

Silvia destaca que a Psicologia, com o atendimento remoto, alcançou novas fronteiras: os alunos da FPP, por exemplo, hoje fazem atendimento por conferência com pessoas de oito estados do Brasil e até mesmo brasileiros residentes em países como Austrália, Holanda e Nova Zelândia.

“Nosso atendimento, que é gratuito, ocorre, muitas vezes, com pessoas que não têm condições de arcar com um tratamento. Ele é feito por estudantes supervisionados pelos professores”, conta.

Egresso atribui às oportunidades dos projetos de extensão o rumo na carreira

A trajetória do psicólogo Fabrício Álvaro da Silva (CRP 08/24742) seria diferente se não fossem os projetos de extensão da FPP. Egresso de Psicologia, ele já conhecia a reputação da faculdade quando se matriculou na graduação.

“A formação no FPP foi muito legal porque era diferente de todas as outras: a coordenação do curso era muito próxima do aluno, a direção acadêmica também e eles davam muita oportunidade”, relembra.

Quando teve a possibilidade de participar de iniciação científica e do projeto de extensão, Fabricio conta que teve a oportunidade de aproveitar o aprendizado para mudar sua compreensão de saúde: ter uma formação humanizada dentro da área, que foi fundamental na sua carreira.

Assim, Fabricio teve uma publicação científica, ainda no 2º período, de um trabalho com o ISSN pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Foi um projeto que teve parceria com a PUC da Catalunha, na Espanha. Foi muito legal poder fazer essa troca entre as duas instituições”, conta. “Isso tudo fez uma diferença bem grande dentro da minha trajetória estudantil”.

Hoje, Fabricio atua na parte da psicologia clínica. Tem o próprio consultório e se diz feliz e realizado. “Posso alcançar os meus objetivos dentro da minha profissão e isso é muito legal. Posso dizer que sou um profissional realizado e feliz por ter escolhido a Psicologia, graças à Faculdades Pequeno Príncipe”.

 “Além desse desenvolvimento, o psicólogo precisa ter objetividade: com a globalização da informação, o profissional precisa ser ágil para ajudar as pessoas a equacionarem o seu tempo”, avalia.

Dessa forma, é muito importante a reatividade; o psicólogo deve reagir rápido em situações de conflito, urgência ou emergência. Também precisa ter desenvolvido na sua graduação um perfil humanitário, focando em questões que influenciam nos aspectos de relacionamento em sociedade. 

 Fonte: G1

 

    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: