Projeto ajuda na higiene pessoal da população de rua de Bauru (SP)

 
O projeto, que conta com um trailer com banheiros e chuveiro com água quente, atua na cidade uma vez por semana há quatro anos. As pessoas ainda recebem um lanche e kit higiene.
Foto - Reprodução: G1

O projeto, que conta com um trailer com banheiros e chuveiro com água quente, atua na cidade uma vez por semana há quatro anos. As pessoas ainda recebem um lanche e kit higiene. 

‘Banho Voluntário’ ajuda na higiene pessoal da população de rua de Bauru (SP)  

 O Jornal Nacional desta segunda feira dia (07), mostrou uma reportagem em ‘Banho Voluntário’ ajuda na higiene pessoal da população de rua de Bauru (SP. 

A necessidade de acesso ao saneamento básico se tornou crítica na pandemia, assim como a higiene pessoal. Por isso, é bom conhecer o trabalho voluntário e solidário de um casal de Bauru, no interior paulista.

Pãozinho fresco com carne moída refogada. As irmãs Ana Paula e Ana Cláudia preparam, em média, 120 lanches por semana. Eles são distribuídos durante o "Banho Solidário", em Bauru, no centro-oeste paulista.

 Leia também
A ideia de construir um trailer com banheiros e chuveiro com água quente foi do Michel Messias Roda, casado com Ana Cláudia Roda. Tudo foi feito na oficina da família com a intenção de levar dignidade às pessoas em situação de rua.
"O primeiro dia foi bem desafiador, a gente não tinha ideia do que a gente ia encontrar, a gente não sabia o que ia acontecer, se ia aparecer pessoas para tomar banho e, de repente, a gente estava numa multidão de gente. Demos 22 banhos no primeiro dia, foi uma emoção imensa", relembra a voluntária.

O “Banho Solidário” existe há quatro anos em Bauru e acontece toda quinta-feira na antiga estação ferroviária. Michel e Ana Cláudia começaram atendendo, em média, 20 pessoas. Hoje, são mais de 40.

Antes do banho, fila para o lanche. Em seguida, distribuição do “kit higiene”.

Adan Carlos Ursulino de Paula vive nas ruas há três anos. Conta que já ficou vários dias sem tomar banho. No “Banho Solidário”, além de poder se lavar, ganhou corte de cabelo e barba.

“O que eles fazem tem um coração, não tem explicação para falar nada para eles. Se eu começar a falar, vou começar até a chorar, amigo", define.

A faxineira e voluntária Márcia Regina Cesário já viveu nas ruas. Hoje, tem casa e trabalho, mas faz questão de ajudar no projeto.

“O que eles fizeram por mim eu estou fazendo para os outros”, afirma.

 Foi na rua que Tatiana Aparecida Bueno encontrou um companheiro. Ela está gravida e reconhece a importância do “Banho Solidário”.

“Viver na rua sem poder tomar um banho é uma das piores coisas, é horrível”, diz.

Michel diz com orgulho que o projeto está servindo de inspiração para outras cidades e que o "Banho Solidário" vai ser ampliado em Bauru.

"Taubaté, São José do Rio Preto, Fortaleza, Recife e Ourinhos. É um orgulho muito grande saber que eles estão realizando, fazendo o bem também lá para eles. Se a gente fizer um pouquinho, se cada lugar fizer um pouquinho só, já é muito gratificante", conta. 

Fonte: G1

    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: